A Conectas agora faz parte da Climate Action Network (CAN), maior rede internacional de organizações da sociedade civil dedicada à defesa do clima e dos direitos humanos. A entrada da organização ocorre de forma simultânea nas frentes regional e global, com filiação tanto à CAN América Latina (CAN-LA) quanto à CAN Internacional. 2za1z
Com mais de 1.900 organizações membros em mais de 130 países, a CAN promove cooperação técnica, incidência política em negociações climáticas internacionais — como as conferências da ONU sobre mudanças climáticas — e o fortalecimento de capacidades locais.
“Ingressar na Climate Action Network é um o importante para ampliar nossa atuação em justiça climática com uma perspectiva de direitos humanos. Em um momento em que as mudanças climáticas aprofundam desigualdades, é fundamental fortalecer alianças globais e regionais para garantir que as vozes do Sul Global sejam ouvidas nas decisões que moldam o futuro do planeta”, afirma Camila Asano, diretora-executiva da Conectas.
A filiação à CAN representa um o estratégico para a organização, ampliando sua voz em fóruns multilaterais, fortalecendo parcerias com organizações de diferentes partes do mundo e potencializando o impacto de suas ações em justiça climática e defesa de direitos. Para ingressar na rede, a Conectas foi indicada pelo Observatório do Clima e Geledés – Instituto da Mulher Negra.